Os eventos são realizados pela sociedade desde os primórdios da sua organização, as festas rituais de música e dança e reunião de pessoas para confraternizar ou fechar acordos sempre estiveram presentes no decorrer da história. Atualmente há muitos tipos de eventos que são realizados com diferentes fins.
Há os eventos profissionais, organizados ou realizados por empresas para a promoção da marca ou produtos lançados por ela, para networking, aproximação com o público externo e valorização dos colaboradores como as festas comemorativas aos finais do ano para a celebração das conquistas e refinamento do clima organizacional e as relações internas.
Há os eventos sociais que são voltados às celebrações e conquistas como aniversários, casamentos, chá de bebês e formaturas que celebram conquistas e acontecimentos pessoas.
E, há os eventos de entretenimento que são voltados ao coletivo, porém com segmentação de públicos por gostos e afinidades, como os eventos musicais e mostras culturais.
Na sociedade a música sempre foi valorizada, assim os eventos musicais também são. Para organizá-los é necessário ter planejamento e conhecimento na área, entretanto alguns detalhes são essenciais e não podem deixar de estar presente para tornar o evento um sucesso, saiba quais são eles abaixo.
Geradores
Shows e apresentações musicais de forma geral fazem uso de muitos aparelhos de som e iluminação que precisam da energia elétrica para que funcionem.
Assim, ao escolher o local para sua realização é necessário verificar essa parte da estrutura e sempre ter um reforço em situações emergências, como a queda de energia.
Portanto, ter geradores é essencial, eles podem ser acionados sempre que é preciso reforçar a energia ou quando há alguma queda ou perda de transmissão de energia.
O modelo grupo gerador a diesel é muito utilizado para suprir as necessidades elétricas desses ambientes, funcionando a base da queima de combustível este modelo tem como principal diferencial a eficiente capacidade de suprir as oscilações na energia elétrica ou até mesmo quando há a sua queda total.
Projetado com estruturas resistentes e motor com acionamento automático, este modelo de alto desempenho é também muito seguro.
Outro modelo muito comum é o gerador silenciado que atende as necessidades de suprir as oscilações e quedas de energia, mas eles também seguem especificações restritas quanto a produção de barulhos.
Revestidos acusticamente, eles possuem portas laterais e venezianas que minimizam a emissão dos ruídos nas entradas e saídas do ar.
Sendo mais utilizados em eventos onde interferências de ruídos influenciarão na qualidade das apresentações, como nos concertos e apresentações solos instrumentais.
Locação de equipamentos
Comum aos eventos a locação de material torna a sua execução mais viável economicamente assim é possível e necessário locar:
- Espaço para realização do evento;
- Aparelhos de som;
- Aparelhos de iluminação;
- Geradores.
Além dos acessórios que são importante para apresentação como o microfone sem fio profissional.
A locação faz com que os equipamentos sejam mais fáceis de serem adquiridos e mais baratos, visto que os eventos possuem horários determinados para começar e encerrar é necessário pensar na logística de armazenação e transporte caso estes não sejam locados.
Pianos
Os instrumentos assim como os músicos são essenciais para a realização de eventos musicais. Um dos aparelhos que é muito utilizado nas apresentações é o piano que pode ser cauda, vertical ou digital.
O piano de cauda usado por profissionais da música é um modelo que tem uma sonoridade mais ampla, além disso é um modelo mais tradicional com som uniforme e bem balanceado, permitindo grandes variações e tonalidades aos musicista.
Já o modelo vertical apresenta uma versão mais compacta do instrumento, fazendo com que o seu transporte e manuseio sejam mais simples, além disso é uma alternativa para apresentações em lugares menores que sua utilização é necessária.
O piano vertical usado comumente nas apresentações, são produzidos em diversos modelos adaptando as sonoridade do espaço, projetados para oferecer um equilíbrio e uma harmonia entre a estrutura do piano e timbre dele.
O terceiro modelo por sua vez é o digital, sendo um modelo desenvolvido devido aos avanços tecnológicos, os pianos digitais são equipamentos eletrônicos com memórias que conseguem armazenar amostras de sons acústicos gravados digitalmente.
O piano digital usado amplamente por uma variedade de músicos de diferentes gêneros e estilos.
Ao investir em um local com boa acústica, locação de equipamentos e aparelhos musicais o evento consegue ser bem executado agradando ao público e aos músicas que irão apresentar, tornando-o assim um sucesso.