A escolha de uma cobertura para determinado espaço tende a ser uma das etapas mais complexas de uma obra. Isso pois, como se não bastasse o fato de haver várias opções no mercado, cada uma delas é apropriada para determinadas circunstâncias.
Deste modo, é preciso investigar a respeito de todas para decidir qual é a melhor.
No caso de um espaço para eventos, é preciso ter em mente que essa escolha é ainda mais delicada, já que a cobertura pode ser um diferencial ou algo que o tornará pouco atrativo.
Por exemplo, enquanto um telhado abre e fecha proporciona versatilidade, uma estrutura montada com telhas de má qualidade afetará o conforto ambiental e o isolamento acústico.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas de coberturas para espaços de eventos e escolha a melhor para o seu local.
-
Brise metálico
Ao contrário do que muitos pensam, o termo “coberturas” não se aplica apenas ao teto: elas também pode ser instaladas em outras partes da estrutura, como janelas.
Um ótimo exemplo disso é o brise metálico: trata-se de uma espécie de persiana fixa, feita de metal, que é posicionado do lado de fora do imóvel.
Assim, ela não apenas lhe confere mais privacidade, como, também, reduz a entrada de radiação solar, tornando o espaço mais fresco.
Vale ressaltar que, para que esse item proporcione todos esses benefícios, é essencial que ele seja de qualidade e instalado por profissionais devidamente qualificados para tal. Do contrário, há a possibilidade de que o investimento no brise não terá nenhum retorno.
-
Cobertura de lona
De uns anos para cá, uma nova tendência chegou ao mercado de festas: a realização de eventos ao ar livre.
Trata-se de uma alternativa perfeita para quem busca uma maneira diferente de celebrar uma ocasião especial, como um casamento, e de ter mais contato com a natureza.
Ainda assim, é preciso ter em mente que esse tipo de ocasião exige cuidados redobrados. O primeiro deles é com o tempo: como ele pode não estar ideal justamente na hora H, é preciso ter um plano B. Do contrário, o andamento do evento ficará seriamente comprometido.
A boa notícia é que garantir que a festa aconteça faça chuva ou faça sol é muito mais fácil do que boa parte das pessoas imagina: basta contar com uma cobertura de lona de prontidão.
Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma cobertura feita de um plástico leve e flexível, que pode ser montada rapidamente.
Assim, é interessante que o espaço para eventos conte com esse item de prontidão, de modo a evitar que alguma ocasião seja arruinada por conta do tempo.
-
Cobertura de policarbonato
A lona, contudo, não é a única opção disponível para que os espaços abertos de eventos ofereçam uma alternativa para os dias de chuva: eles também podem contar com a cobertura policarbonato.
Ao contrário da lona, o policarbonato é rígido e transparente, não sendo facilmente montado e desmontado. Em compensação, ele tem um excelente apelo estético, além de proteger contra os raios UV.
-
Telhado de fibrocimento
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem vários modelos de telhas no mercado. Entre os mais populares, estão:
-
Telhas de cerâmica;
-
Telhas de concreto;
-
Telhas de vidro;
-
Telhas de fibrocimento.
Esses e outros modelos têm uma série de diferenças entre eles, desde a estética até o preço. No quesito valor, o fibrocimento é a melhor opção: pese ao fato de ser resistente e versátil, esse é um material mais em conta do que os demais.
Por conta disso, é a melhor opção quando o espaço para eventos tiver um orçamento reduzido para a colocação da cobertura.
-
Telhado ecológico
Recentemente, uma parcela cada vez maior da população tem se preocupado com a sustentabilidade. Por conta disso, os consumidores têm exigido que as marcas tenham a mesma postura, de modo que a redução do impacto ambiental de suas atividades esteja entre suas prioridades.
No caso de um espaço para festas, isso também é possível. Além de adotar medidas como o uso de lâmpadas econômicas e descargas que consomem menos água, eles podem instalar telhas ecologicas.
Como elas secam ao sol ao invés de serem cozidas, sua produção gera um impacto ambiental menor, o que pode ser um apelo comercial interessante junto a clientes preocupados com a natureza.