Dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) comprovam que o mercado de feiras e eventos é historicamente forte no Brasil. De acordo com a organização, só no ano de 2013 o segmento movimentou R$ 209,2 bilhões, o equivalente a pouco mais de 4% do PIB brasileiro no período.
Ainda conforme a entidade, o ano de 2018 trouxe um crescimento expressivo para o setor e 2019 parece ser ainda mais promissor.
Entretanto, é preciso ter em mente que a atuação neste campo exige muito mais do que a mera contratação de uma empresa de montagem de stands para feiras, pois todo e qualquer evento de sucesso só chegou a este patamar por conta de uma minuciosa organização prévia.
Pretende montar um grande evento, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo este artigo e confira algumas dicas para que a sua ocasião seja um sucesso absoluto.
-
Comece a planejar com antecedência
Feiras e eventos corporativos têm o objetivo de gerar algum tipo de retorno para quem o organiza. Por conta disso, é essencial garantir que ele seja atrativo para seus frequentadores, com elementos como:
-
Uso de um stand bem estruturado para o expositor;
-
Palestrantes interessantes para os frequentadores
-
Esquema de segurança bem organizado;
-
Realização em um local apropriado e bem localizado.
Nota-se, portanto, que a organização tem que se ocupar de várias coisas.
Isto porque todos estes elementos – e muitos outros – precisam ser cotados com diversos fornecedores, de modo a encontrar o melhor. Desde os elementos de sinalização até a contratação dos profissionais que atenderão os frequentadores devem ser avaliados.
Consequentemente, o primeiro passo para assegurar que um evento será um sucesso é começar a elaborá-lo com antecedência. Deste modo, será possível buscar os melhores fornecedores com calma, reduzindo as chances de contratempos.
-
Tenha um perfil e uma persona para o evento
Pessoas que trabalham na área de marketing e divulgação sabe que a publicidade tradicional não é mais o suficiente para que um produto ou serviço seja um sucesso. Apesar de o uso de elementos como o totem promocional também ter o seu valor, é precioso elaborar táticas mais avançadas para atrair consumidores.
O ramo de eventos não é exceção: é preciso que eles sejam divulgados de modo a atrair o público correto.
Para tal, especialistas recomendam que a organização invista em um perfil para o evento, definindo exatamente as personas de seus frequentadores. Trata-se de um arquétipo que serve como exemplo do visitante ideal, incluindo fatores como idade, poder aquisitivo, área na qual trabalha, interesses profissionais, etc.
Vale ressaltar que, ao elaborar a persona, é preciso ser detalhista. Ao invés de definir parâmetros gerais, como uma faixa de idade, é preciso definir parâmetros específicos, criando mais de um arquétipo, se necessário. Isso porque a persona será usada como base para a elaboração de diversos elementos do evento, desde a identidade visual do totem de boas vindas até os palestrantes convidados.
-
Invista na tecnologia
Nos últimos anos, a tecnologia revolucionou uma série de mercados e segmentos econômicos. Novamente, os eventos não são exceção: há uma série de recursos avançados que a organização pode usar para tornar a ocasião mais agradável para os seus frequentadores.
Um bom exemplo disso é o uso de apps, é possível desenvolver um especialmente para a feira em questão, respondendo às perguntas mais frequentes dos participantes, listando as atrações e até mesmo permitindo a inscrição diretamente por meio dele.
Além disso, a plataforma pode servir para a inserção de dados para credenciamento, tornando o processo muito mais eficiente.
Da mesma forma, a tecnologia pode ser usada para tornar um evento mais seguro. É possível, por exemplo, instalar catracas que liberem ou bloqueiem quem tenta passar por elas mediante a leitura da impressão digital.
-
Não se esqueça da sinalização interna
Por conta de seu grande porte, boa parte dos eventos corporativos são realizados em espaços igualmente grandes. Assim, é fácil que os frequentadores se percam em meio a stands, espaços de socialização e de palestras. Consequentemente, é preciso que os organizadores desenvolvam uma solução para evitar contratempos para os visitantes.
Isso, felizmente, é simples: basta investir em itens como a sinalização fotoluminescente e outros elementos que ajudem as pessoas a se orientarem. Todos eles devem ser dispostos de forma estratégica, para que nenhum frequentador tenha dificuldade para decidir onde ir.