Corporativos

Os eventos corporativos e sua importância

Uma empresa, quando quer se destacar no mercado, precisa fazer investimento em uma série de metodologias, tanto de marketing como de qualidade do seu produto. Nesse contexto, uma das metodologias que vem sendo empregadas e com bastante sucesso é a elaboração de eventos corporativos, como as feiras de negócios com stands e um investimento pesado em decoração de stands para feiras.

Contudo, nem só de feiras se faz um evento corporativo. Afinal, existe uma diversidade de itens e modelos que servem para diferentes objetivos, com características próprias e que atendem a demandas específicas de determinada empresa. Alguns exemplos são as estruturas, coberturas, geradores ou sistemas de iluminação.

Mais ainda, um evento pode se apresentar de maneiras distintas, com formatos e necessidade diferentes

Portanto, é possível escolher entre um evento mais formal e padronizado, como os simpósios e congressos, até eventos mais informais que promovem entretenimento e sociabilidade, mas que garantem que nos stands de feira os negócios possam ser fechados.

Neste artigo veremos alguns modelos de eventos que podem ser realizados, bem como o que um evento corporativo precisa ter para chamar a atenção e ser marcante para um possível cliente.

Modelos de eventos corporativos

Antes de compreendermos alguns modelos de eventos corporativos, precisamos entender o que, de fato, são essas ações.

Na prática, esses são momentos em que uma determinada empresa ou um conjunto delas se unem em torno de um tema, promovendo a interação entre participantes e estimulando negócios.

Um evento corporativo precisa ser bem estruturado. Para isso, o local deve ter gerador 24 horas em caso de apagão e a logística dos convidados precisam ser bem definidas, para que tudo ocorra bem.

Por isso, a definição do evento é essencial para o sucesso do evento. Desse modo, alguns formatos de estruturação para a celebração são:

  • Feiras de negócios;
  • Congressos;
  • Simpósios;
  • Palestras.

Os congressos são eventos de média duração, sendo que ocorrem em um fim de semana completo ou em uma semana inteira, promovendo uma série de atividades, como mesas redondas, debates, palestras e exposições. Assim, podemos dizer que um congresso é um conglomerado de pequenos eventos corporativos.

Os simpósios são eventos que possuem um moderador e interação com um provável público, ocorrendo a exposição de determinado tema e a sua discussão.

As feiras de negócios que podem ser tanto formais, com apresentação e fechamento de negócios, como informais, com atividades de entretenimento e com o objetivo de apenas construir networking – sem a presença direta do fechamento de negócios.

Seja qual for o evento, o empreendedor que está procurando saber como organizar, precisa levar em consideração um árduo trabalho que envolverá desde a definição do tema, até a escolha de um local e gastos com locação de gerador e outros componentes.

Lembre-se, aborde temas relevantes, busque integrar convidados que contribuem ativamente para o aumento da comunidade e do conhecimento e promova a integração e o fechamento de novos negócios.

Abaixo falaremos sobre o que um evento corporativo precisa ter para se tornar inesquecível.

Componentes para um evento de sucesso

Mais do que a preocupação com o tema e com a infraestrutura básica do local em que ocorrerá o evento, é preciso pensar na internet, equipamentos multimídia, aluguel banheiro quimico, entre outros pontos, além de verificar como integrar o seu objetivo com o público.

Pensando assim, conseguimos apontar alguns elementos essenciais, como a necessidade de o evento criar uma experiência, o conteúdo tem que ser bem abordado, os expositores precisam ser de qualidade e que tragam novidades do setor e o uso de tecnologias para divulgar os ambientes.

A criação de experiências é fundamental para que o público possa sair de lá com a mente transformada para ser um futuro cliente ou decidir naquele momento em ser seu cliente.

Além do mais, criar expectativa para uma nova edição do evento, criando uma relevância dentro do setor, é importante para criar engajamento e vínculo com o público.

Assim, aposte em brindes, inovação, bom atendimento e suporte ao visitante de forma completa, como a indicação de onde estão os locais de compras e a locação de banheiro químico.

Busque desenvolver ao máximo o conteúdo com uma linguagem simples. Se for em uma feira de negócios, os consultores dos stands precisam ser rápidos e objetivos, efetivando uma compra ou um possível contato. Por isso, estude o conteúdo variadas vezes para que sua marca seja assertiva.

Os expositores precisam ser empresas que tragam inovação para a temática, fazendo com que seu evento se torne referência dentro deste setor. Por fim, o uso das redes sociais e vídeos para divulgação e, até mesmo venda de ingressos, se tornam essenciais para o sucesso do evento.

Portanto, organizar um evento corporativo não é tarefa fácil, mas investir nesta metodologia é fundamental para o desenvolvimento da marca e consolidação no mercado.