O sucesso de um evento não depende da grandiosidade da festa, ou de todo o investimento realizado pelos responsáveis.
Tudo isso só terá reais chances de concretização com um bom planejamento, visto que a organização é a chave para o desenvolvimento de qualquer confraternização – seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Por esse motivo, ao planejar um evento, o primeiro passo é colocar tudo em um papel, descrevendo todos os mínimos detalhes e definindo objetivos.
Com isso, é possível visualizar com mais clareza as etapas que dependem de desenvolvimento, bem como os melhores fornecedores para contratação, materiais para compra e outros serviços terceirizados importantes em uma festa.
Ademais, vale ressaltar que ao pensar em todos os detalhes com antecedência, é possível reduzir consideravelmente as chances de erro, o que traz mais segurança para o projeto.
A prevenção contra falhas é uma forma de evitar gastos desnecessários, contribuindo para a significativa diminuição de custos do evento.
Outra dica importante para o planejamento de eventos é definir o público-alvo. Por exemplo, se o objetivo é realizar uma palestra para colaboradores, o organizador deve levar em consideração os aspectos relacionados à empresa, para a execução de um evento mais formal, voltado ao âmbito corporativo.
Mas, se for um mini wedding, por exemplo, a organização é voltada para o conforto de familiares e amigos íntimos, com a realização de um evento voltado para recepcionar os noivos e entretenimento.
Ou seja, todos os detalhes contam e é preciso definir bem quais são as características de cada confraternização.
Não pode faltar em um evento: as lembrancinhas
Um dos detalhes mais importantes de qualquer evento é a entrega das lembrancinhas. Elas estão presentes em todos os tipos de festas, desde eventos corporativos, até festas de aniversário, casamento, bodas ou simples confraternizações.
No entanto, conforme mencionado anteriormente, é preciso levar em conta todas as características do evento para escolher o mimo certo.
Em ambientes profissionais, o melhor é optar por lembrancinhas formais, como canetas, blocos de anotações, chaveiros e pastas.
Mas, nada impede que os responsáveis pelo evento pensem em brindes para funcionarios criativos, fugindo um pouco dos tradicionais presentes das empresas.
O essencial é personalizar a lembrança, com o logo da empresa e respeitando a identidade visual da marca.
Já para eventos fora da empresa, a lista de lembrancinhas é imensa. Nos aniversários de criança, é comum a opção por “sacolinhas surpresa”, enquanto em casamentos, a principal recordação é o doce conhecido como “bem-casado”.
Mas, tudo irá depender dos desejos dos organizadores e donos da festa. Sendo assim, entre algumas opções, destacam-se:
- Copos personalizados;
- Chinelos personalizados;
- Vasos e enfeites de mesa;
- Pequenas plantas suculentas;
- Abridores de latas;
- Objetos de decoração em biscuit;
- Caixas em MDF;
- Entre outros.
A segurança é um ponto fundamental para os eventos
A segurança é um dos aspectos mais importantes de um evento. Afinal, todo mundo quer curtir a confraternização sem mais preocupações ou acometimentos. Por esse motivo, é responsabilidade do organizador zelar pelo conforto dos participantes e convidados.
Desse modo, não é incomum optar pela contratação de uma empresa de segurança para eventos, que oferece profissionais especializados em segurança.
Assim, é possível controlar a entrada e saída de pessoas (somente convidados), além de manter a ordem dentro do ambiente da confraternização. A empresa também pode contar com brigadas de incêndio e socorristas de plantão, para casos emergenciais.
Além da empresa de segurança, o organizador de eventos também tem a responsabilidade de verificar todas as possíveis ocorrências e problemas que podem ocorrer na festa. Um deles é a falta de energia elétrica, que pode comprometer todo o evento.
A má distribuição energética, seja por pane na concessionária ou outro acometimento, pode fazer com que a festa simplesmente acabe.
Uma alternativa para superar esse problema é alugar ou adquirir geradores de energia, que são equipamentos especialmente projetados para fornecer a alimentação de energia necessária, em casos de falhas.
Alguns espaços já são equipados com as máquinas, no entanto, é preciso realizar a manutenção de geradores a diesel para verificar se o equipamento está em ordem e em perfeitas condições de funcionamento.
Assim, diante de todos esses elementos, é possível organizar um evento de sucesso, para melhor entretenimento e participação de todos os convidados.