Estruturas

O que é necessário para a construção de um stand?

Feiras e eventos corporativos são excelentes oportunidades para fechar novos negócios e parcerias. Contudo, para que isso aconteça, é preciso que a empresa conte um espaço montado de forma profissional, de modo que os demais visitantes tenham uma boa impressão do estabelecimento e sintam-se convidados a conferir o que ele tem a oferecer.

Boa parte disso passa por contar com stands para feiras bem montados e projetados, dos quais incluem a identidade visual do negócio e permite que sejam feitas pequenas demonstrações do produto ou serviço oferecido.

Apesar de a inscrição no evento normalmente inclua um stand básico, é muito importante que o negócio conte com um que se destaque dos demais.

Pretende participar de uma feira ou evento, mas não sabe por onde começar? Então confira a seguir alguns itens que são necessários para fazer a montagem.

 

  1. Verifique as normas do evento em questão

O custo da inscrição em feiras e eventos costuma incluir uma série de itens para os participantes, inclusive um stand básico. Apesar disso, nada impede que cada expositor incremente o seu espaço, proporcionando-lhe mais destaque e fazendo com que ele assuma a identidade visual do estabelecimento.

Entretanto, há em alguns casos, limitações para a estrutura extra que será montada, em termos de:

  • Área ocupada;

  • Materiais usados;

  • Uso de recursos audiovisuais;

  • Mudança do formato básico do espaço.

 

Logo, para evitar problemas, recomenda-se que isso seja averiguado junto ao organizador, ou através de uma leitura atenta do contrato de participação.

Não hesite em tirar dúvidas, pois não ter certeza a respeito do que pode e do que não pode ser feito pode causar sérios problemas na hora H.

 

  1. Defina o orçamento

Por mais simples que um stand pareça, modelos muito complexos podem exigir um investimento considerável entre o projeto e a montagem.

Afinal, é preciso usar uma série de materiais desde o revestimento do chão e das paredes até a estrutura metálica para cobertura. Alguns detalhes podem fazer com que o valor exigido para a construção varie para mais ou para menos.

Por conta disso, é importante que, antes mesmo de iniciar o projeto, seja definido um orçamento a ser gasto com ele. A cifra deve abarcar todos os produtos e serviços necessários para a montagem, desde a mão de obra para projetá-lo e erguê-lo até os materiais necessários para tal.

Vale ressaltar que, nesse momento, é preciso ser realista, pois um orçamento baixo jamais será suficiente para construir um espaço faraônico e repleto de detalhes. Lembre-se de que isso é um investimento, que, quando bem feito, pode trazer novas parcerias comerciais ao negócio.

 

  1. Pense no que será oferecido no espaço

Apesar de a panfletagem e a distribuição de brindes aos frequentadores do evento também sejam ações interessantes de se realizar, é preciso ter em mente que a participação em tais feiras tem como objetivo conhecer novos clientes e parceiros comerciais em geral. Consequentemente, é preciso investir na divulgação do produto ou serviço oferecido.

Logo, antes de elaborar o projeto do stand, é imprescindível decidir o que será feito para tal. Haverá uma demonstração ao vivo do produto ou serviço? Será exibida uma demonstração em vídeo? Quantas pessoas serão necessárias para tal? Tudo isso tem que ser definido com antecedência.

 

  1. Decida o tipo de stand

Por mais que um stand pareça algo extremamente simples, há diversos modelos deste item que podem ser usados para divulgar uma marca em um evento.

Há, por exemplo, o básico, como o próprio nome diz, ele é mais simples, podendo contar com um banner e com alguns móveis para abrigar a equipe que nele trabalhará.

Agora, quem tem orçamento e disponibilidade de tempo para elaborar um projeto totalmente diferenciado, é preciso investir no stand cenográfico, que é elaborado do zero a partir de uma estrutura própria.

 

  1. Certifique-se de que a montagem seja segura

Por fim, na hora da montagem, é importante garantir que todos os trabalhadores envolvidos estejam munidos dos equipamentos de segurança adequados para protegê-los dos riscos.

Uma botina de segurança, por exemplo, protege os seus pés de impactos de objetos pesados, que podem causar sérias lesões. Também é importante que ela seja prática e confortável, de modo a evitar que o item reduza seu conforto ou sua capacidade de movimentos.

A boa notícia é que, na maior parte dos casos, a empresa que fornece a mão de obra se responsabiliza por esse custo. Assim, não é preciso que o cliente se preocupe com a luva malha de aço preço, nem os dos demais itens.