O mercado de festas, eventos e cerimônias é um dos que mais cresce no Brasil.
Segundo dados da própria ABEOC (Associação Brasileira de Empresas e Eventos), tendo se aproximado dos 15% de crescimento no período anterior, suas projeções para os próximos anos são ainda mais positivas.
Outra instituição importante da área é a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos), segundo a qual, nos últimos períodos, esse segmento chegou a movimentar cerca de 20 bilhões, apesar das últimas crises verificadas no país.
De fato, é compreensível que, mesmo em casos de retração econômica, o setor que viabiliza a comemoração de datas especiais consiga manter-se com boas condições de serviço.
Afinal, não é incomum os familiares se reunirem para investir em uma festa importante, podendo ser um evento que se repete anualmente, como uma festa de aniversário, ou uma data eventual, como um casamento.
Além disso, as empresas que prestam o serviço de festas, eventos e cerimônias promovem celebrações e eventos sociais acabam por promover involuntariamente alguns outros setores econômicos, proporcionando o encontro entre empresários e pessoas do mesmo círculo de interesse.
Portanto, essas festas têm ainda mais motivo para ocorrer durante as crises.
Ademais, as empresas de eventos têm um portfólio bastante variável no que concerne aos tipos de produtos vendidos e aos serviços prestados. Veja abaixo apenas os principais:
- A produção de lembrancinhas;
- A produção de convites e brindes;
- O serviço de fotografia profissional;
- O serviço de filmagem profissional;
- Novidades tecnológicas de entretenimento;
- Toda a parte de decoração e afins.
Confira adiante exemplos mais aprofundados de algumas frentes que se popularizaram nesse segmento.
Novas tecnologias enriquecem a experiência
No setor de festas, eventos e cerimônias, além da qualidade do serviço que será prestado, algumas estratégias dos empreendedores podem ser a diferença entre eles conseguirem ou não se manterem no mercado em que se inseriram.
A inovação tecnológica, por exemplo, é uma dessas estratégias fundamentais.
Como o setor de eventos é muito abrangente, e lida muitas vezes com os desejos e até os sonhos dos clientes, há espaço para todo tipo de criatividade.
Há, por exemplo, empresas que promovem festas em zoológicos, no quarto da criança, dentro de enfermarias e dependências hospitalares (quando há casos de paciente impossibilitados de se locomoverem), e daí por diante.
Para além desse tipo de casos, porém, está o das inovações tecnológicas, que cada vez mais têm atraído os clientes que buscam por diferenciais e fatores que possam enriquecer sua experiência de celebrar o momento especial, a fim de que ele se torne realmente inesquecível.
Um exemplo de inovação é o dos dispositivos de fotografia.
Há vários recursos que vão nessa direção, o mais famoso deles é a clássica cabine fotográfica aluguel. Diz-se aluguel, pois se trata de um equipamento que, obviamente, o espaço do buffet e da festa não comprará.
A máquina deverá ser alugada pela prestadora do serviço sempre que houver interesse ou demanda da parte do cliente.
Totens, estúdios e outros serviços paralelos
Conforme dito anteriormente, a cabine fotográfica é uma diferencial incrível, que permite ao cliente e aos seus amigos eternizarem o momento de uma celebração especial.
Geralmente quando ela é disponibilizada pela equipe, logo se forma uma fila de convidados para usufruir da tecnologia e tirar fotos entre colegas e parentes.
Mesmo que o serviço profissional de foto e vídeo seja um serviço à parte, que conta com profissionais habilitados e exclusivamente voltados para isso durante todo o período do evento, deixar ao alcance dos convidados algo como uma cabine é algo que obviamente aumenta a satisfação dos participantes.
Tanto é assim que, geralmente, junto a ela, costuma vir um funcionário que dispõe de chapéus, máscaras e fantasias que tornem as fotografias mais engraçadas e inesquecíveis.
Outro recurso similar é o do totem fotografico, que cumpre o mesmo papel da cabine, apenas com o diferencial de que se trata de um dispositivo mais moderno.
No caso dele, não há toda uma armação em volta do espaço, mas apenas o pedestal e as normas de instrução para a pessoa interessada programar a câmera e tirar a foto sozinha.
De fato, tanto as cabines quanto os totens já existiam, apenas passaram a ser utilizadas para eventos.
Outro recurso habitual que passou a compor o universo das festas, eventos e cerimônias é o do estúdio de gravação musical, uma vez que as bandas, corais e orquestras hoje costumam gravar o seu trabalho como modo de promover o seu trabalho.
Todos esses exemplos demonstram como o mercado segue aquecido, e o universo de possibilidades que o cercam.