Divulgar os produtos e serviços é uma das tarefas mais difíceis de um negócio.
Hoje, com a ampliação do marketing digital, outras formas de potencializar essa interação com o cliente acabam caindo no esquecimento.
Contudo, estar presente em locais de grande circulação de pessoas é uma das estratégias principais para conseguir vender mais.
Mas, como se destacar em meio a inúmeros concorrentes?
Com a presença de uma gama cada vez maior de produtos, seja em shoppings ou em feiras, formular táticas para encontrar compradores em potencial é um dos primeiros passos.
A divulgação intensa dos produtos e serviços de maneira diferenciada deve ser o ponto alto desse planejamento.
Nos casos de feiras e eventos, a divulgação deve ser pensada levando em consideração, primeiramente, o investimento que se pretende depositar naquele momento.
Estabelecer, portanto, uma meta de vendas já sabendo o quanto os gestores da empresa estariam dispostos a gastar com ela.
Estar in loco, encontrando com os clientes e falando pessoa a pessoa, demanda um alto custo e, por isso, é preciso que o retorno seja considerável.
Dentre os motivos principais que podem se destacar na decisão de levar o negócio a eventos e feiras, estão:
- Atingir novos clientes;
- Conhecer novos concorrentes;
- Fortalecer a marca;
- Colocar à prova a estratégia de vendas.
Estandes em eventos
Inicialmente, pensar o tipo stand escolhido para o negócio também precisa ser um ponto a ser debatido.
São diversos modelos de quiosque que podem ser encontrados no mercado e servem para locação e uso em eventos, servindo como point para venda e divulgação de produtos e serviços fornecidos pelo negócio.
Empresas locadoras, em geral, tanto desenvolvem quanto montam as estruturas, oferecendo modelos dos mais simples aos mais sofisticados, acrescentando itens solicitados pelo cliente/expositor.
Assim como no projeto quiosque para shopping, essas áreas devem ser consideradas extremamente funcionais.
Uma característica que deve estar diretamente interligada ao aproveitamento de espaços, levando em consideração a grande circulação de pessoas.
Para ter serventia em todos os aspectos, outros critérios devem ser priorizados, como a utilização de energia.
Para acrescentar a segurança de que tudo ocorra da melhor forma, o ideal é alugar também um gerador de energia.
Esse tipo de produto oferece estabilidade e garante energia elétrica em todas as circunstâncias.
O gerador pode se encarregar, até mesmo, de fornecer energia para todo o evento, como backup, ou como complemento da energia da concessionária local.
Para quem já está preocupado com os valores, o preço do aluguel de geradores tem se tornado cada vez mais acessível.
Então, antes de pensar em pesquisar por “geradores preço”, é mais vantajoso pensar nas alternativas para gastar menos.
Vendas
Encontrar-se com a audiência é um momento fundamental para a empresa saber o que o público acha sobre o seu produto.
Questões como “o que você deseja?” podem parecer corriqueiras, mas é uma boa oportunidade para que a instituição as tenha bem claramente.
Dessa forma, é nesse momento que os colaboradores podem ter insights cruciais para o bom desenvolvimento do negócio a partir dali.
É também em feiras que o corpo a corpo pode externar os defeitos e qualidades das estratégias de vendas.
Para se destacar, não basta oferecer um diálogo padronizado com o potencial comprador.
Nesses casos, réplicas infláveis, por exemplo, podem ser um importante artifício colaborativo para chamar a atenção.
Além de promover e fixar a marca, o material pode ser personalizado com o logo da empresa para engajar o público.
No mercado, porém, podem ser encontradas réplicas de bonecos, embalagens, animais inflados, dentre outros, servindo como verdadeiro chamariz.
Outro artifício que pode ser usado são os balões personalizados
Diversas vezes associados à decorações de festas infantis e aniversários, também podem servir como divulgação de ações promocionais.
Neles, podem ser impressos a logo e serem produzidos na cor que acompanha a identidade da empresa, atraindo o público e gerando interação.
Todos os artifícios e ferramentas, porém, só trarão resultados efetivos com uma boa coordenação de marketing.
Além de pensar também em eventos que casam com o público-alvo que a empresa tem em mente.
Correr atrás dos clientes que têm interesse na marca, ou nos concorrentes, também é uma boa estratégia a ser seguida na hora de escolher o evento no qual haverá a divulgação da marca.