As empresas e marcas estão procurando sempre novas estratégias para que seus produtos e serviços alcancem públicos novos para que o faturamento aumente, portanto, seja uma empresa de embalagem para sushi, um restaurante ou uma fábrica de peças, precisa investir tanto na produção de eventos corporativos como na presença nesses espaços.
Isto acontece porque um evento corporativo tem como objetivo a integração dos mais diferentes participantes, gerando novos negócios, novas conversas, e movimentando sua marca, e ajuda no estabelecimento da marca frente aos concorrentes.
Existe uma gama de eventos corporativos, uns que precisam de aluguel de stand, outros que participam apenas de maneira online e outros que ocorrem somente com tendas.
O fato é que há muitos tipos de eventos com diferentes formatos e objetivos, assim, é fundamental conhecer o tipo ideal para a sua empresa, para que sua estratégia seja assertiva.
Alguns modelos de eventos corporativos existentes são:
- Congressos;
- Feiras de negócios;
- Oficinas;
- Simpósios.
Neste artigo abordaremos sobre alguns tipos de eventos e o que não pode faltar em sua produção, como a contratação de empresa de cenografia, painel de led e outros aspectos.
Tipos de eventos corporativos
Existem muitos tipos de eventos corporativos, cada um com tipo de objetivo, porém, com uma meta única, de ajudar as empresas a consolidarem suas marcas e produtos dentro do mercado, frente aos concorrentes.
Abaixo abordaremos alguns tipos de eventos corporativos disponíveis para participar ou para ser elaborado.
1. Congressos
Os congressos são eventos de duração de aproximadamente uma semana. Dentro do congresso, o objetivo é expandir o conhecimento sobre determinado assunto ou tema que é definido como norteador do evento.
Assim, esses eventos englobam diversos outros eventos pequenos como mesas redondas, simpósios, debates e outros elementos. Os congressos reúnem profissionais, estudantes e palestrantes diversos, sendo muito agregador para os participantes.
2. Feiras de negócios
As feiras de negócios são eventos corporativos mais buscados pelas empresas, pois reúnem diversos empreendimentos, expondo serviços industriais e comerciais, produtos que vão do painel de led venda até equipamentos de barco e também projetos inovadores.
As feiras podem ser mais definidas ou apenas com o intuito de gerar conversas com os mais diversos setores. Assim, essas feiras são muito importantes para a consolidação da marca.
Esses dois tipos de eventos corporativos são um dos mais procurados tanto para participarem como para elaborarem. No tópico abaixo abordaremos sobre pontos que não podem faltar para quem está organizando o próprio evento.
O que não pode faltar em um evento corporativo?
Se você optou por realizar o seu evento corporativo é importante montar um check-list com os pontos mais necessários e que não pode de maneira alguma faltar. Para que isso seja bem gerenciado, a equipe de produção do evento precisa estar bem organizada, levando o evento ao sucesso.
1. Tenha equipamento de áudio de qualidade
A música e o som para as palestras não podem faltar em um evento corporativo. Por isso é importante que tudo seja montado para que esteja audível e não exista microfonia ou som abafado. Também é preciso que haja a locação de gerador para que esses equipamentos sempre continuem funcionando.
2. Comida de qualidade
Outro aspecto importante para os eventos corporativos é o buffet. Ele não precisa ser muito sofisticado, apenas bem escolhido e bem cuidado. Comida de qualidade permitem que todos aproveitem o espaço de maneira mais completa, além de gerar elogios e boas referências.
Busque escolher uma alimentação que leve em consideração algumas restrições alimentares, e isto será levado em conta ainda mais.
3. Local com infraestrutura
O aspecto mais importante para a realização do evento é a escolha do local em que será realizado o evento. É necessário que se verifique se ela possui toda a estrutura necessária para que os participantes e as empresas que patrocinam o espaço sejam bem atendidas.
Verifique se o local possui banheiros, lixeiras, saídas de emergência, seguranças, brigadistas e outras questões que contemplem um bom aproveitamento dos gestores.
Assim, um evento corporativo só conseguirá atingir seus detalhes se for bem planejado. Desse modo, pense nos seus objetivos com a elaboração do evento, busque referências, foque naquilo que é importante, faça um check-list, procure bons fornecedores, invista em aluguel de geradores RJ e o mais importante, invista em uma divulgação pesada, gerando autoridade, e causando a necessidade para aquele evento ser realizado. Somente assim os objetivos do evento serão conquistados.