As empresas que investem na divulgação da marca e dos produtos desenvolvidos para atingir uma grande parte da população, em algum momento, precisam colocar em prática a comunicação em massa, com eventos especiais e promoções que sejam adequadas para atrair consumidores.
Há várias maneiras que podem ser aplicadas em uma propaganda que seja satisfatória para fidelizar os clientes, desde que estejam enquadrados dentro dos padrões estabelecidos por órgãos regulamentadores e pelo bom senso.
O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) acompanha os processos relacionados às propagandas veiculadas, assim como os eventos que são produzidos ou patrocinados pelas empresas.
Com a contratação de uma agência de comunicação e publicidade eficiente, e um planejamento de marketing que englobe diversas mídias, é possível alcançar um número considerável de público. Vale lembrar que, muitas mídias estão à disposição e podem ser utilizadas, entre elas:
- Revistas e jornais;
- Rádio e TV;
- Busdoor e outdoor;
- Redes sociais e sites.
A aplicação de um fio condutor que insere o consumidor em uma história que possui versões específicas para cada mídia, em um mesmo universo, pode se expandir para um grande evento, aplicada em diferentes regiões do país.
Participação em eventos corporativos atrai público
Um laboratório que muitas empresas utilizam como termômetro para a recepção de um novo produto está na participação de eventos corporativos e feiras com temática próxima ao público-alvo.
Esse ambiente controlado é aproveitado de diversas maneiras, desde que os profissionais que estão presentes no stand de feira estejam preparados para vender o produto de maneira correta.
Em um primeiro momento, essa ação pode ser o início de uma divulgação em redes sociais específicas, fazendo uma propaganda orgânica entre pessoas que tenham o mesmo interesse e simpatizantes da marca e dos produtos oferecidos para o mercado.
Dentro do planejamento estratégico e participação nos eventos, é preciso contar com um investimento apropriado, com a contratação de uma agencia de stands para criar um espaço adequado, confortável e que esteja relacionado com a empresa e o público consumidor.
Os estandes possuem diversas finalidades, como entreter os visitantes, apresentar os novos produtos e serviços que serão disponibilizados ao mercado e a distribuição de brindes. Além disso, com a possibilidade de um espaço dedicado para reuniões de negócios e formalização de parcerias.
O projeto da montadora de stands deve incluir um espaço com acessibilidade adequada, inclusão de móveis para exposição dos produtos, facilidade de mobilidade de funcionários e visitantes, além de uma área exclusiva para uma recepção com privacidade.
Criatividade estende a possibilidade de marketing
Em um país no qual a competitividade saudável é evidente, é imprescindível que as empresas apostem em eventos esportivos que chamem a atenção do público e sejam vistos continuamente em fotos jornalísticas, programas televisivos e até mesmo anunciados em esquetes de rádio.
Além das feiras com um público variado e eventos corporativos reservados, é possível investir em ambientes festivos como um ginásio de esportes ou um estádio de futebol.
O patrocínio em equipes esportivas pode estar estampado em um túnel inflável para campo de futebol, com destaque para a marca de acordo com as cores escolhidas, que podem ser referentes às marcas e produtos, em conjunto com o uniforme das equipes que vão disputar um jogo.
O uso desse artifício é incentivado por profissionais que trabalham na área de comunicação, pois sabem que o público está de olho tanto na chegada quanto na saída de seus ídolos esportivos, qualquer que seja a área de atuação, mas com tendência marcante para o setor futebolístico.
A criação de mascotes apresentados na forma de bonecos infláveis personalizados podem ser disponibilizados em tamanho real para tirar fotos, e em tamanho reduzido como um souvenir, com a marca estampada no peito ou nas costas do personagem.
Vale tudo para que o logo de uma empresa esteja presente na vida das pessoas, para que elas possam associar positivismo e paixão a uma marca, mesmo que seja como patrocínio do time do coração.
Elementos de segurança para evitar aglomeração
Tanto na entrada dos estádios, ginásios ou espaços de convenções e eventos, o aluguel de cones de sinalização deve ser implementado para garantir a segurança dos visitantes. O direcionamento correto para as áreas disponíveis para circulação ajudam no fluxo e impedem qualquer tipo de tumulto.
Os cuidados com o lançamento de uma nova marca ou produto incluem o entendimento que os consumidores terão a partir da aquisição. Dessa forma, as empresas precisam estar preparadas também para o pós-venda, em que os esclarecimentos quanto a dúvidas ou sugestões podem ser incorporadas e estudadas de maneira adequada.
A aplicação de um planejamento de marketing adequado reflete positivamente no reconhecimento da marca, no fortalecimento do público-alvo e na aquisição de novos consumidores.