Nem sempre um casamento precisa ser feito com uma grande festa, muitos convidados e grande produção. Atualmente, muitos casais estão investindo nos chamados “minis weddings”, uma cerimônia menor e privada, que costuma envolver um buffet de casamento para 100 pessoas, no máximo.
Contudo, mesmo sendo casamentos menores, não significa que sejam feitos com menos capricho.
Normalmente, essa cerimônia é feita em um espaço aconchegante, que permite que seja um evento mais reservado.
Muitos casais optam por casar na própria casa, o que o torna mais econômico, pois o valor de locação é retirado do orçamento geral do evento.
Como a tecnologia beneficia os casamentos?
Com o tempo, as tecnologias também estão sendo inseridas nos casamentos. Atualmente, uma das tecnologias mais usadas para controle de convidados é a pulseira rfid.
Essa tecnologia insere a identificação por radiofrequência implantada em uma pulseira. O microchip acoplado capta e reproduz dados por meio da radiofrequência.
Devido à capacidade de armazenamento de dados, a pulseira eleva a segurança, inserindo um código de registro único com todas as informações do proprietário.
Além disso, conta com um lacre inviolável: depois de fechado, é extraído apenas com a ajuda de uma tesoura.
Confira a seguir os benefícios e as vantagens que a pulseira oferece:
- Melhoria no fluxo: é eliminada a necessidade de distribuir convites individuais, pois estes são substituídos por apenas um toque da pulseira inteligente na base de controle de acesso;
- Redução de custos: os gastos auxiliares com impressão de convites são subtraídos, pois existe uma unificação oferecida por essa tecnologia;
- Controle: é possível que os organizadores do evento controlem toda a movimentação, evitando transtornos, como possíveis “penetras”;
- Interação com o público: pode ser organizada uma forma de tornar o casamento mais interativo com os convidados;
- Segurança: caso o convidado perca a pulseira, pode ser feito o cancelamento via internet, assim, o acessório perde sua validade, impossibilitando que outra pessoa faça uso;
- Durabilidade: a pulseira de identificação é resistente a acidentes que colocam o convite em risco.
Tendências que estão em alta nos casamentos
As formas alternativas de fazer registros, como filmagens e fotografias parecem ter vindo diretamente dos filmes de ficção científica e estão inovando a forma de registrar os casamentos.
A filmagem de casamento com drone é feita em alta definição e pode proporcionar tomadas incríveis em poucos segundos, feitas até trezentos metros de altitude.
É uma pequena aeronave controlada remotamente, utilizada para fazer filmagens aéreas.
São equipamentos versáteis e silenciosos, deste modo, podem ser utlizados em ambientes fechados, como buffets e igrejas, para gravar o casamento em ângulos que, antigamente, eram tidos como impossíveis.
Alguns drones são utilizados até mesmo para entregar as alianças aos noivos no altar.
O preço de um drone profissional para aluguel costuma variar de acordo com o tempo que será utilizado, o serviço contratado e a qualidade dos vídeos, por isso, o valor costuma partir de R$2.000,00.
Neste valor, estão incluídos o aluguel do equipamento e o trabalho do piloto que irá operar, com controle remoto, o objeto no local do evento.
Os modelos são de aeronaves com quatro ou mais hélices, movidos a uma bateria recarregável e com autonomia de voo de dez a quinze minutos.
É preciso prestar atenção se o espaço do casamento é adequado para esse tipo de gravação.
O mais recomendável é que o espaço seja ao ar livre, caso não seja, é importante saber se o local possui condições necessárias para conseguir captar as imagens.
É ideal também que o drone esteja identificado no momento da gravação e que o piloto tenha licença para pilotar o drone, demonstrando que tem os conhecimentos necessários para obter essa licença, pois é uma função que exige muita concentração e responsabilidade.
A condição meteorológica também é um fator muito importante: não deve ter muito vento, chuva ou tempestade.
Também é importante que as filmagens sejam feitas durante o dia, preferencialmente, em locais longe de grandes cidades e de aglomerações.
O drone nunca deve estar a mais de quinhentos metros de distância do piloto e a menos de cento e vinte metros do terreno onde se realiza a filmagem.
A altura depende da legislação do local a ser filmado, contudo a altura ideal para conseguir os melhores planos aéreos de foto e video é de 400 pés, ou seja, 120 metros.