Dicas, Eventos, Organização

Dicas para organizar um evento de sucesso

Organizar um evento é sempre um grande desafio: é preciso planejamento, dedicação, atenção e, é claro, disponibilidade. Afinal, planejar todos os detalhes demanda tempo.

Por esse motivo, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho, ou então, decidem fazer algo bem informal.

No entanto, uma alternativa viável para ter um evento de sucesso e bem organizado é optar pela contratação de empresas especializadas e serviços de buffet.

Com esses profissionais, os organizadores do evento terão todo o respaldo necessário e, assim, podem se dedicar com menos intensidade – claro que, é importante a participação integrada entre a empresa e o cliente, mas a tranquilidade é maior.

Além disso, as empresas de eventos podem ajudar no planejamento de qualquer ocasião: como casamentos, formaturas, festas infantis e batizados. Basta definir as especificações do evento, a quantidade de convidados e seguir o estilo de cada festa.

Como organizar um casamento ao ar livre

Se antigamente as festas de casamento eram conhecidas pela luxuosidade e pompa, hoje em dia as pessoas estão trocando o salao de festas por ambientes ao ar livre, mais próximos da natureza.

Além de tornar o evento mais intimista, os casamentos ao ar livre são mais despojados, embora não percam o requinte e a sofisticação das festas tradicionais.

Contudo, para planejar um evento desses é preciso, em primeiro lugar, definir um local adequado. Apesar do ar livre ser muito agradável, especialmente para quem vai casar no verão, deve-se levar em conta que as variações climáticas podem interferir no desenrolar da festa.

Sendo assim, recomenda-se realizar a locação de tenda para casamento ao ar livre, como uma alternativa viável.

As coberturas são capazes de minimizar a incidência dos raios do Sol, bem como proteger os convidados em caso de chuvas e ventos intensos.

Além disso, elas não comprometem a beleza do ar livre, pois, em geral, são abertas nas laterais. Dessa forma, em caso de qualquer inconveniente, os convidados estarão protegidos.

Após decidir o local e se há a necessidade de alugar toldos e coberturas, é preciso definir o dia junto ao espaço. Verifique a disponibilidade de datas e se o evento não coincidirá com outro compromisso importante dos noivos. Depois disso, é importante:

  • Fazer a lista de convidados;
  • Decidir o tipo de cardápio com o buffet;
  • Escolher as opções de decoração;
  • Pesquisar demais fornecedores para o evento.

Além disso, dependendo do perfil e da personalidade dos noivos, é possível investir em elementos para diversão, como é o caso do espelho mágico casamento.

Esse item é usado como artigo de decoração, mas também é uma forma criativa de entreter os convidados, pois é possível tirar fotos que já saem impressas dentro de uma cabine.

Alguns espelhos mágicos oferecem adereços, para que as pessoas possam se vestir com fantasias e ornamentos.

A organização de uma festa infantil ao ar livre

Todas as recomendações para os casamentos ao ar livre podem ser usadas para o planejamento de outras festas, como aniversários infantis e confraternizações familiares.

Entretanto, deve-se levar em consideração as especificidades de cada evento, já que o público é diferente, bem como o número de convidados.

Em aniversários de criança, é comum a contratação de um buffet infantil 150 pessoas para as festas maiores, mas também, é possível ter um número menor de convidados.

De qualquer forma, é interessante montar uma lista com o nome de cada pessoa e pedir confirmação, para que o cálculo de comidas e bebidas seja feito com exatidão.

Se não for possível ter a confirmação dos convidados, a lista fornecerá um número aproximado.

Por isso, é muito importante sempre colocar no papel o nome de cada pessoa que estará convidada para a festa (incluir as crianças e pessoas “agregadas”, como companheiros e companheiras de familiares).

Nas festas infantis ao ar livre, pode ser interessante investir em brinquedos para as crianças, como escorregadores e balanços, ou optar por um espaço que já tenha esses itens.

Além disso, há a a possibilidade do serviço de aluguel de barracas infantis, em que as crianças podem se divertir com brincadeiras perto da natureza e do campo.

Todos esses detalhes devem ser repassados à empresa de eventos, que cuidará dos detalhes mais importantes da festa.

Nesse sentido, caso seja necessário contratar novos fornecedores, tudo será repassado aos responsáveis, bem como as alternativas mais viáveis economicamente.