Casamento, Organização

Dicas de economia na decoração da cerimônia de casamento

O casamento é o dia mais especial na vida de um casal. Afinal, a partir dali em diante, os que eram duas pessoas distintas passam a ser uma só.

Por isso, cada detalhe que antecede a cerimônia é fundamental e deve ser analisado com muita cautela, inclusive o orçamento para a decoração.

Basta fazer uma pequena pesquisa na internet sobre utensílios e objetos de decoração para casamento, e descobrir o montante que será gasto nesse momento tão marcante.

Para ter uma ideia, se não for minuciosamente pesquisado, preço do aluguel de cobertura para eventos, por exemplo, pode ir às alturas. Por isso, o ideal é manter os olhos abertos para a economia.
Abaixo, descubra algumas dicas econômicas para a decoração da cerimônia, recepção e festa de casamento.

Planejamento

Planejar talvez seja a melhor coisa que os noivos podem fazer, sem contar o casamento, é claro. Geralmente, o casal costuma fazer a cotação de tudo, logo após o tão esperado “sim”.

Isso porque com a ausência de planejamento, obviamente, o casamento não vai sair. Pode até sair, na verdade, mais os custos vão ultrapassar o orçamento dos noivos, que até então não existia, pois não houve planejamento.

Em suma, a escolha do local e o buffet com bastante antecedência é uma forma de economizar, porque possibilita o pagamento antecipado, uma vez que tanto o noivo quanto a noiva podem começar a pagar pequenas parcelas.

Outra forma de economizar é diminuir o tempo da cerimônia, ao invés de uma festa com 7 horas de duração, o casal pode reduzir para 4 ou 5 horas, recomendado para casamentos mais simples.

Cerimônia e festa no mesmo local

Realizar a cerimônia e a festa de casamento no mesmo local pode poupar em muito no orçamento do casal. Essa prática é comum entre noivos mais modernos, além de facilitar para todos os convidados da festa, que não vão precisar se preocupar com deslocamentos.

Além disso, economiza muito na quantia gasta com decoração, pois é muito mais barato decorar apenas um lugar do que dois ao mesmo tempo. Imagine comprar flores para decorar festa em quantidade dobrada, sairia um absurdo.

Além de ser econômico e prático, fazer o casamento no mesmo lugar evitaria possíveis atrasos dos convidados, incluindo até os padrinhos.

Além do mais, não é todo mundo que tem condições de ter um carro, uma vez que muitos salões de festas fica há quilômetros do local da cerimônia.

Uma dica bacana e barata para ajudar na recepção é investir em uma tenda para eventos. Ela é prática, possui boa aparência e é fácil de ser montada no dia do evento.

A melhor decoração pelo menor preço

As flores devem marcar presença em qualquer casamento. Assim como foi mencionado há pouco, flores na cerimônia não podem faltar.

Ou seja, para economizar nessa parte da decoração para casamento, o ideal é procurar por flores da estação.
Na prática, comprar flores da estação sai mais barato e elas podem ser usadas nas seguintes ocasiões:

  • Na entrada da noiva;
  • Na cadeira dos convidados;
  • No penteado da noiva (se preferir);
  • No bolo de casamento.

Em suma, as flores são amplamente utilizadas em todos os assuntos que envolvem a decoração da cerimônia de casamento.

Além disso, a junção da entrada da noiva junto com as flores e ao som da marcha nupcial teclado emocionaria até o coração mais frio.

Entretenimento cabe no orçamento

Na festa de casamento, é imprescindível que haja música, pois o momento é especial e exige muita dança e comemoração.

Ou seja, a contratação de um DJ ou uma banda para casamento é a melhor coisa a ser feita. Além disso, pode ser negociada diretamente com o prestador do serviço, o que pode garantir um desconto para o casal.

No caso da escolha do DJ, os noivos é quem decidem e elaboram uma playlist exclusiva para tocar no dia da festa.

O mesmo funciona para a designação de uma banda, que vai tocar todas as músicas que os noivos escolherem.
No entanto, se for da preferência de todos, a banda também possui repertório próprio, na maioria das vezes. Geralmente, o grupo toca músicas dos anos 80, 90 ou qualquer gênero, para alegrar o pessoal da festa.

Dá para economizar na decoração do casamento

Levando em consideração as dicas passadas acima, com certeza, economizar na decoração e nos demais pontos do casamento é possível. Basta ter planejamento, persistência para pesquisar e, por último, mas não menos importante: amor mútuo.