Seja em uma festa de 15 anos ou em um casamento, quem organiza uma ocasião do tipo costuma perder o sono com um assunto em específico: o orçamento.
Entre o aluguel do espaço, a decoração, a comida e os trajes dos anfitriões, é muito fácil deixar-se levar e estourar a quantia inicialmente reservada para a ocasião.
No caso dos casamentos, o buffet costuma ser uma das principais preocupações dos noivos.
Por mais que o salão de festas escolhido para a comemoração possa oferecer um cardápio incluso no pacote, diversos fatores – como as bebidas alcoólicas – podem aumentar consideravelmente o custo final por convidado.
A boa notícia é que há algumas estratégias que os noivos podem colocar em prática para reduzir o valor investido em comidas e bebidas, mas sem comprometer a qualidade do que é oferecido aos convidados.
Confira algumas dicas a seguir:
-
Reduza o tempo de espera dos convidados
Logo que os noivos dizem o “sim” e saem da igreja, os convidados se dirigem ao local indicado por eles para a recepção.
Os recém-casados, entretanto, demoram um pouco mais: normalmente há uma pequena seção de fotos antes que eles cheguem ao salão.
Este período de espera dos convidados é financeiramente crítico.
Afinal, eles fazem muito mais do que apenas apreciar a decoração de casamento: eles esperam que haja comida e bebida para forrar o estômago até que os noivos cheguem e o jantar seja servido.
Consequentemente, quanto mais longa a espera, maior será o gasto com aperitivos e as bebidas tradicionalmente servidas com eles, como o whisky.
Assim, nota-se que, quanto mais rápidos os noivos forem para chegar ao salão e darem o pontapé inicial na festa, melhor.
Para não deixar os presentes na mão, pode-se oferecer aperitivos mais em conta, como canapés feitos com ingredientes mais baratos.
-
Invista em pratos simples, mas saborosos
Comemorar o início da vida em comum do casal é importante para muitas pessoas.
Consequentemente, os noivos – assim como suas famílias – costumam investir somas consideráveis de dinheiro em comidas nobres, como os melhores cortes de carne, molhos elaborados e frutos do mar.
Entretanto, por mais que isso dê um toque de requinte à festa, servir todos estes pratos sairá muito mais caro do que um buffet simples para casamento.
Consequentemente, as chances de que o orçamento seja inflado – e estourado – são grandes.
A boa notícia é que economizar não significa que os seus convidados vão comer mal.
Uma boa opção para equilibrar o custo e a qualidade da comida italiana: uma massa de qualidade, bem preparada e acompanhada de um molho saboroso será capaz de satisfazer todos os presentes.
Algumas opções são:
-
Macarrão, mais tradicional;
-
Ravióli, para um prato mais elaborado;
-
Lasanha;
-
Molhos diversos, como de tomate e bolonhesa.
Independentemente do que for servido, não se esqueça de proporcionar uma opção vegetariana. Os convidados que não comem carne agradecem!
-
Abra mão da sobremesa
Por mais que um buffet para casamento em Osasco ou em qualquer outra localidade possa oferecer sobremesa, esta é uma opção que eleva os custos de maneira considerável – e, muitas vezes, sem necessidade.
O motivo por trás disso é que, via de regra, todo casamento tem um bolo e uma mesa de doces.
Sozinhos, ambos são capazes de serem a sobremesa depois do jantar – sem falar nos tradicionais bem-casados que são dados como lembrança.
Portanto, caso você faça questão de oferecer uma sobremesa, repense. O investimento em bolo e doces de qualidade costuma ser o suficiente.
-
Reduza a quantidade de garçons
Muitas pessoas não consideram que a comida não é a única variável que influencia no custo da alimentação dos convidados: o tipo de serviço também é determinante para tal.
Via de regra, quanto mais garçons houver, mais caro ele será.
Por conta disso, quem pretende economizar deve preferir o sistema de buffet, no qual os pratos são disponibilizados em uma mesa e os convidados se servem de forma autônoma.
Caso o evento seja ao ar livre, é possível entrar em contato com uma fábrica de tendas para eventos que confeccione um material para proteger os alimentos.
-
Prefira casar no inverno
No Brasil e no mundo, a alta temporada dos casamentos costuma ser o verão, devido ao clima mais agradável. Em contrapartida, a alta procura faz com que os preços praticados pelos fornecedores sejam mais alto.
Assim, casais que querem economizar devem preferir datas durante o inverno. Com a procura mais baixa, os fornecedores – inclusive do buffet – praticarão preços mais baixos.