Organizar eventos é sempre uma tarefa difícil, ainda mais quando se conta com um grande público. Dependendo da festa, por conta da atração ou público-alvo, se torna ainda mais difícil, principalmente quando falamos do controle de acesso, onde se pode optar por vários meios.
Um deles é o que iremos abordar no decorrer do artigo: o uso de catracas, que automatizam muito esse controle de fluxo e facilitam, principalmente, a entrada e saída de pessoas de forma organizada.
Controle de acesso
O uso de catracas de acesso em grandes eventos é fundamental. Isso porque se torna muito caro ter contingente para organizar da mesma forma a entrada e saída de pessoas.
Sendo que sem o uso das catracas é preciso ter pessoal com experiência e treinamento para a organização de filas, contabilização de pessoas e um número gigante de funções que a catraca – principalmente se for eletrônica – consegue fazer de forma mais rápida e organizada.
A rede dessas catracas geralmente é interligada, em que um computador central consegue fazer todo o domínio do que está acontecendo e, desta forma, existe uma segurança adicional que acompanha toda a movimentação registrada por elas e consegue agir de forma mais efetiva diretamente no foco em caso de algum problema que possa aparecer.
Normalmente, o mais recomendado é o uso de uma catraca de acesso e uma outra catraca de saída separada e que seja em um local distante.
O mais viável é que a saída seja exatamente ao lado oposto da entrada, evitando tumultos e eventuais problemas. Na organização de eventos, é preciso se precaver quanto a qualquer tipo de problemas que possam surgir.
Tipos de catracas
É possível identificar no mercado várias catracas diferentes, vamos entender um pouco o que cada uma pode fazer, dando foco em 2 tipos e suas funções.
Catraca tradicional
É aquele modelo de catraca de controle de acesso padrão, que conta com um sistema de validação de entrada por meio de algum sistema pré-programado, muito parecido com aqueles de metrôs (que no caso validam os bilhetes por meio de NFC e scan físico).
Essa catraca é eficiente para realizar esse papel de controle por validação básica, seu valor de locação ou compra geralmente é acessível.
Se o seu evento for de grande porte e sem previsões de muitos problemas na parte de acesso é possível contratar e economizar um pouco no orçamento.
Catraca digital
Esse já é um modelo de controle de acesso para eventos mais modernos, recomendado para festas menores, onde o controle precise ser mais rigoroso, esse tipo de sistema conta com variações no método de validação da entrada, como:
-
Biometria;
-
Armazenamento de dados;
-
Bloqueio de acesso de pessoas não cadastradas;
-
Sistema dinâmico;
- Entre outras funções.
Basicamente essa catraca é um sistema configurável, onde é possível realizar a segurança que mais se adeque ao seu evento, o investimento pode ser um pouco maior que o tópico anterior, porém o seu retorno em questão de dados e segurança garante uma boa relação de custo benefício.
Algumas características que precisam de atenção
Existem algumas coisas que é preciso identificar na hora de alugar ou comprar catracas para o seu evento. A catraca controle de acesso parece ser um item padrão, mas existem muitas coisas que podem mudar. Um exemplo é a cancela, ela pode ser inteira ou somente um pequeno braço.
Existem modelos em que o local de scan (do ticket ou da digital) fica do lado e as que ficam em cima, às vezes até em um equipamento separado dedicado para esse procedimento. Muitas catracas tem um sistema anti-pânico, em que a cancela tomba e libera a entrada e saída de pessoas.
São muitas diferenças, claro que todas são boas e agregam mais para o serviço, porém é necessário fazer um estudo minucioso no evento para entender qual melhor se adequa ao seu evento, ao seu público e uma coisa importante é sinalizar todas essas diferenças e ter pessoas para orientar na utilização de forma correta.
É possível ver catracas em eventos de todos os tipos, isso porque basicamente não importa o tamanho do evento, a catraca trará benefícios, seja na redução do seu orçamento ou no aumento da sensação de segurança para os funcionários e o público, algo que, com certeza, agrega um valor a mais.