O mundo dos eventos é bastante amplo, pois consegue abranger diversos tipos de celebrações, decorações, tipos de comida e público. Muitas empresas acreditam que investir no segmento dos eventos seja uma perca de tempo ou dinheiro, mas é o contrário.
Existem vários eventos corporativos que contribuem para expandir a marca, o negócio, além de trazer mais visibilidade à empresa.
Por isso, nesse artigo vamos trazer orientações sobre a realização de eventos corporativos e o que não pode faltar nesse local.
Os tipos de eventos corporativos
O evento corporativo pode apresentar finalidades diferentes e por isso entender os tipos de eventos que existem é uma boa opção para a empresa que está querendo promover uma ação.
Por exemplo, o evento corporativo pode ter como foco seu público interno, que são os funcionários e colaboradores. Nesse caso, o evento pode ser uma palestra, curso para qualificação ou até mesmo uma roda de conversa com os diretores.
No entanto, esse evento também pode ser focado para parceiros da empresa, que são os investidores e outras empresas que de alguma forma contribuem para a lucratividade e divulgação da sua marca.
Esse evento pode ser promovido por meio de uma palestra, encontro, congresso e outros. Também existem os eventos que são organizados para o público externo, com o objetivo de atrair maior visibilidade á marca.
Nesse caso, podemos citar as feiras como exemplo.
De modo geral, os principais eventos corporativos que existem são:
- Congressos;
- Rodas de conversa;
- Feiras;
- Simpósio;
- Encontros.
Nesse artigo, vamos falar sobre a organização de um dos variados tipos de eventos corporativos: a realização das feiras. Confira!
O que não pode faltar em sua feira de eventos
O primeiro passo é entender o objetivo de uma feira de eventos. Sua empresa pode promover sozinha ou em parceria com outros colabores. O objetivo é expor novos produtos, sua marca, inovações e novidades para os clientes.
Para começar o processo de organização é fundamental começar definindo o local para evento, que precisa ser grande e contar com uma estrutura de proteção, assim como com estandes para facilitar a exposição dos produtos.
Esse evento é importante por permitir que o cliente conheça melhor sua marca, além de ele ter contato com os novos produtos.
Definindo esse local é importante verificar se o evento será gratuito ou terá uma entrada paga. Para isso, vale a pena estar atento ao controle de acesso das pessoas ao evento. Inclusive, esse controle de acesso é importante também para a segurança das pessoas.
Falando em segurança, em muitos casos, é necessário realizar a instalação de banheiros químicos na feira. Por isso, é importante que a empresa que fará a segurança de seu evento fique responsável não somente pela entrada de pessoas, mas também pela segurança nos banheiros.
Para isso, é necessário contratar um segurança feminino para eventos, que ficará próximo aos banheiros femininos. O mesmo vale para os homens.
Além disso, para conquistar seu cliente, a entrega de brindes e presentes é uma excelente opção. Nesse momento, vale a pena apostar na criatividade e entregar diversos brindes personalizados com sua marca e logotipo da empresa. Esses brindes podem ser desde canetas, copos ou camisas.
Elementos de marketing para promoção do seu negócio
Além dos elementos que citamos acima para a organização e exposição de uma marca em feiras, é importante pensar em outros elementos de marketing e comunicação visual que consigam agregar valor à marca.
Uma dica é apostar no uso do display para exposição de produtos. O display é um produto, geralmente, feito com acrílico, que está disponível no mercado em várias cores.
Esse material consegue fixar o papel ou um cartaz com informações sobre a marca de modo que isso fique visível ao cliente.
Com isso, fica muito mais fácil visualizar a mensagem que se quer transmitir. Outro elemento que pode contribuir também é o uso do banner.
O totem gerenciador de atendimento também pode ser uma peça importante para conquistar seu cliente e atrair sua atenção. Esse totem fica localizado em pontos estratégicos da feira e conta com funcionários que estão dispostos a tirar dúvidas dos clientes.
Nesse totem, o cliente consegue ter uma orientação sobre a empresa além de entender melhor o objetivo do evento e conseguir se guiar. Para definir os melhores elementos de comunicação e marketing, a equipe responsável por esse setor em sua empresa pode auxiliar.