A divulgação de determinado evento é tão importante quanto outras etapas para a sua realização. Por isso, conhecer os recursos que podem contribuir com a divulgação pode oferecer diversas vantagens para os responsáveis.
Conhecer técnicas, utilizar recursos adequados e contar com especialistas são alguns dos fatores que podem contribuir com um evento de sucesso, independente do motivo de sua realização.
O planejamento
Dentro do planejamento do evento é importante investir nos gastos para a divulgação, por isso, pesquise sobre empresas especializadas e valores disponíveis para os serviços que se deseja obter.
É importante que essas pesquisas sejam feitas em empresas especializadas em divulgação, em gráficas e outras empresas que atuam no segmento de eventos.
O planejamento é essencial para evitar surpresas indesejáveis e ter um orçamento para um “plano B” em casos de emergência, a fim de evitar prejuízos no decorrer do evento e na divulgação dele.
Para isso, é possível realizar uma reunião com profissionais responsáveis por áreas diferentes, para avaliar os valores que deverão ser investidos em cada serviço, atração e produtos adquiridos para a realização do evento.
Conheça seu público
Esta, sem dúvida, é uma das dicas mais valiosas para o sucesso do evento, utilizada para o marketing eventos e de outros setores, principalmente envolvendo o crescimento de empresas e negócios.
Entender quem é o público que você irá receber é uma das etapas essenciais para o planejamento do evento, inclusive na divulgação. Por isso, é preciso saber:
- Os lugares que seu público frequenta;
- O que atrai essas pessoas;
- As redes sociais que o público mais frequenta;
- As pessoas com que ele interage;
- Suas preferências e necessidades;
- Entre outros.
Entender estas atitudes básicas do seu público é uma forma simples de entender quais veículos você deve utilizar para entrar em contato com ele.
Para obter conhecimento amplo sobre seu público, é possível obter dados internos e externos que podem auxiliar nesta etapa e em uma análise estratégica completa.
Por exemplo, se o evento está relacionado a uma marca ou produto, é possível conhecer seu público pela idade, interesses, sexo, entre outros dados que são obtidos pela empresa.
Outros dados podem ser obtidos através de pesquisas e fontes confiáveis, como os locais frequentados pelo público e o valor que ele deseja investir em determinados serviços e produtos.
Os meios utilizados
Sendo uma etapa importante para o marketing de eventos, obter uma relação dos veículos utilizados pelo público-alvo é uma direção para onde deve ser feita a divulgação.
Após entender quais meios seu público mais utiliza, é possível saber como utilizar cada veículo a seu favor, para obter o maior número de participantes possível.
Por exemplo, a criação de eventos no Facebook, a criação de uma conta no Twitter para divulgação e a distribuição de panfletos em determinado bar frequentado pelo público-alvo.
Estas são estratégias simples, que podem economizar tempo e dinheiro no momento de investir da divulgação do evento, principalmente os que dependem da compra de ingressos.
Para isso, é importante contar com uma agencia de marketing e profissionais internos qualificados para fazer a divulgação adequada do evento, utilizando linguagem, meios e imagens que podem se conectar com o público e seus interesses.
Contratar pessoas qualificadas pode oferecer resultados precisos, rápidos e eficientes para a divulgação, permitindo que os responsáveis tenham tempo adequado para realizar a divulgação a tempo.
Estes profissionais irão utilizar recursos que possam chamar a atenção do seu público, despertar interesse e influenciar a ação na compra de ingressos e na participação do evento.
A ambientação
Utilizar recursos presentes no evento também pode ser uma forma de atrair o público, por isso, é possível destacar atrações, convidados, parceiros, sócios, patrocinadores, brindes e outros “agrados” para o público pode oferecer mais chances de um evento de sucesso.
Para isso, é importante contar com empresas de eventos qualificadas, que possam tornar o evento viável e fazer valer a pena o investimento, independente dos objetivos que se deseja obter.
Além disso, é essencial que seu público-alvo se sinta satisfeito após a saída do evento, caso contrário, todo esforço não irá valer a pena.
Após esses cuidados e realização das etapas de forma completa e com o auxílio de especialistas, é possível obter grande chance de sucesso. Além disso, é preciso obter produtos de qualidade, estruturas seguras e recursos adequados.