Já não é segredo que o setor de festas e eventos movimenta bilhões de reais todos os anos.
Isso se deve a vários fatores, um dos principais certamente é este, que é uma peculiaridade incrível: tal segmento, mesmo em tempos de retração e até crise econômica, continua crescendo.
Há vários motivos para isso, sendo que o principal é que as festas, por um lado, são comemorações atípicas, celebradas com uma frequência mínima de um ano, isso quando não se trata de batizados e bodas, que são ainda mais raros.
Ao passo que os eventos, por outro lado, são de cunho eminentemente comercial, e muitas vezes não apenas são indispensáveis, como fazem mais sentido em tempos de crise, em função de reunirem profissionais da mesma área e permitir uma networking emergencial.
Há vários setores e nichos dentro do segmento maior que é o de eventos e festas. Os principais dizem respeito à parte do espaço para festa, à parte gastronômica e à parte da decoração de festa.
caso comercial tudo isso pode estar ainda mais intimamente ligado, especialmente quando se trata do famoso coffee break, que tem ganhado cada vez mais popularidade no universo corporativo nacional.
Hoje há uma diversidade grande de formatos e modalidades de eventos, cujas principais são:
- As celebrações de bodas;
- As festas de aniversário;
- Os coffees breaks;
- Os coquetéis;
- Os finger foods;
- Os brunchs, etc.
Todos eles serão detalhados adiante.
O universo dos breaks e dos brunchs
O tema e o exemplo do coffee break buffet é bastante ilustrativo, justamente por ser um dos mais tradicionais do ramo, e já devidamente popularizado no Brasil, ao passo que os outros tipos praticamente começam a surgir agora.
O coffe break representa uma pausa feita nos intervalos de um evento.
Enquanto tal, pode, no caso corporativo, remeter às lacunas deixadas por um e outro palestrante de um congresso; bem como, no caso da pessoa física, representar a transição entre uma celebração ritualística (casamento, colação de grau, etc.) e o início da festa propriamente dita.
Os coquetéis cumprem o mesmo efeito, e também são relativamente conhecidos.
Já os finger foods nada mais que são que “comidas que se pode comer com os dedos”, ou seja, petiscos em pequenas porções, os quais dispensam o uso de louças, muitas vezes mesmo as descartáveis.
Tal cardápio costuma apresentar as seguintes opções:
- Os espetinhos de carne/legumes;
- Os canapés e os frios porcionados;
- As tortinhas e os miniquiches;
- Os minissanduíches e afins.
O brunch, finalmente, remete a um conceito britânico, e diz respeito a uma refeição que se encontra entre o café da manhã e o almoço, e costuma oferecer de pães e bolos até tortas e panqueca, para não falar nas bebidas que vão de leite até bebidas alcoólicas.
Naturalmente, mais que intervalo entre acontecimentos importantes, o break e os brunchs devem levar em conta o horário do dia. Há modalidades de buffet que são mais propriamente matutinas, outras mais vespertinas e outras noturnas.
E os espaços e locações para eventos?
É desnecessário dizer que a parte gastronômica é uma das principais senão a principal questão, especialmente quando o assunto é decidir qual empresa de eventos será escolhida pelo cliente.
Tanto é assim que atualmente as prestadoras de serviço agendam rodadas de degustação com os seus potenciais clientes, permitindo até mesmo acompanhantes, de modo que aquele que vai pagar pela festa consiga mensurar a percepção que os seus convidados terão a respeito do cardápio que será servido.
Para todos os efeitos, há outros ponto fundamentais. Um espaço para eventos pequenos, por exemplo, precisará dispor de um estacionamento e de uma recepção condizentes com a proporção do evento, e o serviço nesse caso será mais simples.
Também as partes de limpeza e organização geral estarão em conformidade com a proporção da festa e quantidade de convidados.
O mesmo não se verificará, por exemplo, em um evento enorme, cheio de serviços e de convidados, como alguns que chegam a depender de locação de tendas e coberturas.
Ao contrário do que se imagina, esse nicho não atende apenas as grandes empresas e eventos populares, como são as famosas feiras de automóvel e os espetáculos musicais.
Mas também atendem a festas de pessoas físicas, as quais às vezes são tão grandes que precisam de tendas e coberturas.
Nesses casos, tais recursos costumam ser importantes também na região do estacionamento, o que não deixa de ser um modo de pensar carinhosamente nos convidados, tal como no exemplo gastronômico citado no início.