Quem realiza a organização de eventos precisa se preocupar com muitas coisas. Desde a contratação até o pós-festa, é necessário estar atento em todos os pontos. Uma das questões muito conhecidas por quem trabalha nessa área é a locação de equipamentos para eventos.
Mas antes de chegar a esse ponto, é preciso planejar e saber que tipos de equipamentos serão necessários para aquele evento. Por exemplo, os equipamentos utilizados em festas de 15 anos não são os mesmo utilizados em eventos corporativos. Dessa forma, uma dica é fazer uma lista com os materiais mais importantes.
No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns dos equipamentos e materiais mais comuns quando falamos sobre o assunto.
1. Iluminação
O aluguel de iluminação para festa ou para qualquer outro tipo de evento é uma das principais preocupações que um organizador de eventos deve ter.
Isso porque é a iluminação para festa que dá o ar para o momento. Locais onde se quer dar destaques maiores para alguns objetos ou tendas de apresentação se utiliza iluminação clara e branca.
Locais que querem passar um ar um pouco mais aconchegante, como algumas festas e formaturas, utilizam iluminação mais suava e baixa.
Errar nessa parte pode atrapalhar, e muito, a ideia que se quer passar sobre aquele momento. Porém, apesar de ter uma importância enorme, muitas vezes as pessoas deixam o planejamento da iluminação de lado. Mas é só pensar: sem ela, nada acontece.
Algumas dicas para realizar esse planejamento de maneira correta são:
- Combine a iluminação com o estilo do evento;
- Não foque apenas na luz ambiente – pense em detalhes;
- Escolha bons equipamentos;
- Utilize luzes coloridas, se for o caso.
2. Pisos
O aluguel de pisos para eventos é outra parte pouco lembrada por muitas pessoas, mas extremamente importante para o organizador do evento.
Nesse caso, principalmente quando se trata de festas. Você já reparou que quase toda comemoração possui um piso diferente para a pista de dança? Na maioria das vezes ele é alugado ou, quando personalizado, é encomendado.
Mas o piso acaba dando um toque especial e único para o evento, por isso acaba sendo uma das partes muito pedidas por aniversariantes e noivos. Além disso, a praticidade proporcionada para a montagem e desmontagem é bastante grande. Assim, acaba sendo fácil personalizar um evento.
3. Estrutura
Quando falamos de estrutura do evento, estamos falando de quase todas as partes palpáveis. Palcos, tendas para eventos, pilares e disposição das mesas são alguns dos exemplos de estruturas.
Sendo assim, escolher e planejar de forma correta envolve, também, a segurança do local. Isso porque a montagem correta tem qualidade e não corre o risco de cair.
Além disso, é a estrutura, juntamente com a iluminação, quem vai dar o toque visual para o evento. Assim, visando um momento inesquecível e belo, é necessário pensar em todos esses detalhes de maneira antecipada.
4. Som
Por fim, outro ponto muito importante para que um evento seja um sucesso é o som. Contratar um bom DJ para festa ou escolher uma boa playlist pode gerar um ambiente ainda mais agradável e memorável.
Isso sem contar que um som de má qualidade atrapalha e deixa as pessoas desconfortáveis.
Para fazer um super evento
É importante dizer que não são apenas esses quatro elementos que vão transformar o evento em um momento inesquecível.
É preciso realizar muito planejamento e contratar outros serviços de qualidade. Estar atento à todos os detalhes e começar o projeto do evento de maneira bastante antecipada são formas de tornar o dia ainda mais especial.
Lembre-se que é necessário respeitar tanto o gosto do cliente quanto a personalidade do evento. Inovar é ótimo, mas sempre quando ela cabe. Por isso, busque referências e observe as ações dos concorrentes.
Isso fará com que você compreenda o que deve fazer de melhor e em que ponto é necessário se diferenciar e se destacar.
Ter uma boa equipe, colecionar bons contatos e se especializar cada vez mais é a receita para um evento de sucesso, seja ele um evento corporativo, uma festa de aniversário ou um chá de bebê.
Estar aberto para aprender novas formas de trabalhar e novas tendências pode transformar uma empresa boa em uma empresa incomparável.
Por fim, é preciso respeitar normas e regras de segurança em qualquer que seja o momento. Afinal, sem que haja segurança, não é possível fazer nada.