Controle, Dicas, Espaços, Eventos, Segurança, Serviços

Segurança em eventos: ferramentas para controle de acesso

As múltiplas ferramentas tecnológicas já fazem parte da vida da maioria das pessoas. Presentes no cotidiano também das empresas, as tecnologias de segurança e acesso são cada vez mais empregadas em eventos.

Principalmente nos encontros com grande relevância, devido ao caráter esportivo, religioso, político ou de lazer, em que milhares de pessoas participam, a segurança é uma grande responsabilidade.

Para que os eventos aconteçam sem ocorrências que coloquem a vida dos visitantes em risco, investir em um esquema de segurança com equipes especializadas é fundamental.

Além disso, o uso de tecnologias torna os eventos ainda mais seguros.

Desafios da segurança em grandes eventos

Um dos fatores que requer a atenção na realização de eventos de grande porte é a imprevisibilidade. É bastante difícil prever um crime entre uma multidão, não apenas pelo local do evento, mas por todo o conjunto.

Os profissionais envolvidos devem saber reconhecer os riscos que um evento envolve, de acordo com a temática, que também pode influenciar na criação de ambientes hostis.

Além do risco de atentados e ataques, é preciso considerar que torcidas podem entrar em conflito, podem ocorrer brigas, abusos, roubos, e outros crimes.

A fraude de documentação de ingressos também é um risco atual, assim como os ataques cibernéticos ou atentados terroristas.

O papel da tecnologia na segurança dos eventos

As tecnologias são uma alternativa para reforçar a segurança em grandes eventos. Os diversos tipos de equipamentos ajudam na identificação de problemas, permitindo uma reação melhor da organização em caso de imprevistos.

Dentre as principais soluções estão os sistemas de inteligência e processamento web, além do monitoramento em tempo real, que permite a detecção de indivíduos.

Com isso, é possível investigar possíveis atentados, identificar pessoas ou grupos que tenham praticado crimes, obter padrões de comportamento, monitorar atividades suspeitas, entre outras ações que ajudam na segurança de eventos de grande relevância.

Entretanto, vale a pena destacar a segurança no acesso dos participantes ao evento. Já não é mais indicado o investimento em qualquer modelo de cracha que não conte com uma tecnologia eficaz para a identificação e controle de acesso de pessoas.

Controle de acesso em eventos

O controle de acesso em eventos é uma ação preventiva que tem o objetivo de minimizar transtornos em festividades, como furtos, atentados terroristas e até presenças indesejáveis.

Para que o controle de acesso seja realizado de uma maneira eficaz, é essencial a instalação de catracas, controlando a entrada de pessoas com um cartao acesso, ou outros tipos de passaportes.

Além de controlar a entrada do público, é preciso
facilitar a passagem de pessoas autorizadas pela organização.

Nesse momento, é essencial ter câmeras e detectores de metais, para impedir a entrada de indivíduos armados. Outras tecnologias que podem estar presentes são:

  • Leitor de cartão de acesso, chaveiros, TAGs, ou pulseiras;
  • Leitores de biometria de pessoas cadastradas;
  • Leitores de identificação por radiofrequência;
  • Leitores de QR code.

Cartão de acesso

O cartão de proximidade é uma alternativa que usa um chip eletrônico para o armazenamento de dados. Os equipamentos envolvidos permitem os registros e a leitura das informações pela aproximação do objeto. Os leitores podem ser instalados nas catracas, tornando o fluxo de pessoas autorizadas mais organizado e fluido.

Biometria

O controle de acesso por biometria também pode ser utilizado para pessoas autorizadas.

Nesse caso, o leitor de biometria tem capacidade de reconhecimento com base em características físicas, principalmente dos olhos, voz e impressões digitais. Trata-se de uma tecnologia de controle de acesso com alto nível de proteção.

Radiofrequência

Já para o controle de acesso dos visitantes de um evento ou festividade, utiliza-se bastante as pulseiras e equipamentos com leitor de RFID.

Nesse caso, ao invés de um ingresso, os visitantes recebem uma pulseira com um chip e uma pequena antena que permitem a identificação e evitam filas em catracas. Com isso, basta usar um leitor de RFID para a leitura e registro das informações.

A tecnologia também tem o benefício de diminuir as chances de falsificação de ingressos e, como as pulseiras ficam presas ao corpo, as chances de perda são mínimas.

QR code

O leitor de QR code também é bastante utilizado para o reconhecimento e leitura de ingressos e eventos.

Entretanto, o grande benefício é a leitura pelo celular, através de aplicativos, o que facilita o trabalho das equipes de segurança.

Vale a pena ressaltar que a tecnologia oferece um mecanismo de apoio para a segurança. Entretanto, embora investir nos recursos melhore o atendimento ao público e contribua para diminuir riscos, eles não são a solução.

As ferramentas precisam ser aliadas à equipes treinadas para a segurança dos eventos, preparadas para lidar com os instrumentos e com as situações que podem surgir.