Eventos

Diferenças entre stands para: eventos e shoppings

Os stands são estruturas feitas para garantir o espaço de uma marca em determinado ambiente, geralmente um shopping ou um evento.

É uma forma prática e fácil de expor produtos e serviços, promover a marca e interagir com o público.

Entretanto, o Stand para shopping difere muito do stand para evento, visto que os contextos são completamente diferentes, assim como o tempo de instalação e a quantidade de pessoas que visitarão o espaço.

Como são os stands em eventos

A primeira diferença que se nota é em relação à estrutura dos stands. Isso porque muitos eventos acontecem ao ar livre e isso gera a necessidade de proteção contra intempéries climáticos.

Por exemplo, um stand com o formato iglu não será visto dentro de shoppings. Esse tipo de stand possui um formato arredondado, lembrando um iglu de gelo e pode ou não conter um portal de entrada.

Muito vantajoso em eventos ao ar livre, ele bloqueia completamente os efeitos do vento e é muito bonito, aparecendo geralmente em material transparente.

Outra característica marcante quando se trata de Aluguel de Stands para Eventos  é o espaço.

Quanto mais pessoas couberem no seu stand, melhor.

Eventos como convenções voltadas para públicos específicos, como reunião de fãs de cultura japonesa, de cultura geek ou de alguma mídia, dentre outros, contam com um número impressionante de pessoas em todos os seus dias de duração, sobretudo no primeiro.

Por isso, um stand maior garante mais visibilidade, mais vendas, mais divulgação, etc. Além disso, há quem opte por stands de dois andares para que haja uma área de exposição em baixo e uma área para efetuar negociações em cima.

Um detalhe técnico que precisa ser considerado é a Locação de Impressora para Eventos.

Existem impressoras de crachás, de etiquetas e de adesivos diversos que podem ser essenciais para a organização do evento e para o sucesso das atividades pretendidas.

Além disso, existem impressoras próprias para folhas de pagamento e outros documentos.

Tudo isso pode ser de grande serventia para um evento, os crachás de identificação levam credibilidade à empresa e as etiquetas podem ser consideradas um item de comunicação visual importante, caso personalizadas.

Uma personalização comum em eventos é a cenografia. Isto é, há uma grande preocupação com a decoração do lugar, criando um cenário.

Muitas vezes, como em feiras tecnológicas, esse cenário pode contar com luzes e projeções, incluindo cores vistas como futuristas, como o prata.

Mas os temas podem variar muito e os materiais a serem usados também, desde painéis até bonecos e estátuas. O importante é chamar a atenção e despertar curiosidade.

Uma possibilidade é incluir na cenografia um espaço próprio para que fotos sejam tiradas.

Stands dentro de shopping

Vale notar que a cenografia também é usada em stands dentro de centros de compra, embora de forma diferente. Utilizam-se muitos itens para que o cliente se sinta transportado para outro local, dentre eles:

  • Painéis com estrutura metálica para apoio;
  • Sistema de iluminação;
  • Móveis como mesas e poltronas;
  • Vasos de planta ou jardim de inverno;
  • Cortinas de tecido;
  • Piso elevado com revestimento.

Assim, é possível ambientar todo o espaço com um tema em específico e chamar a atenção dos clientes.

É comum que se haja local próprio para negociação entre funcionários e clientes, como mesas e poltronas. Entretanto, essas opções criativas são válidas para stands maiores, os mais comuns em shoppings são os menores, o stand chamado de quiosque.


Um quiosque é pequeno e geralmente formado por um balcão, sua função principal é a comercialização de produtos. Os funcionários ficam dentro do quiosque, com os produtos, e os clientes interagem de fora.

Existem quiosques realmente pequenos, que contam com capacidade para apenas uma pessoa e existem os maiores, alguns com direito a espaço para que os clientes experimentem a maquiagem ou as roupas.

É importante que o material tanto do stand quanto do quiosque seja personalizado com o logo da empresa. Nos casos em que negócios são fechados, itens como a maquina de xerox não podem ser esquecidos.

Por fim, lembre-se que ambos os tipos de stand exigem planejamento.

Procure pesquisar sobre as empresas contratadas, sobre os locais escolhidos para que o stand seja colocado e sobre os produtos usados.

Não só isso, mas saiba como será a decoração previamente, providenciando os itens necessários com antecedência, já que se depende de fatores como o tempo de produção da gráfica.