As empresas de diversos setores, de distribuidora de alimentos até indústria de confecção de uniformes pensam diariamente em estratégias para alavancar os negócios e estabelecer a marca dentro do mercado. Muitos elementos podem ser usados, e dentre eles os que têm alto grau de retorno são os eventos corporativos.
Os eventos corporativos ajudam as marcas e empresas a se mostrarem aos clientes e a novos fornecedores, gerando conhecimentos novos e também chances de negócios altamente lucrativos.
Existem múltiplos tipos de eventos corporativos, que de tão importantes, possuem suportes exclusivos para uma boa apresentação, como a cenografia para eventos corporativos.
Alguns tipos de eventos corporativos que são procurados pelos empresários para montar ou mesmo para participar de um organizador externo são:
- Congressos;
- Feiras de negócios;
- Workshops;
- Treinamentos.
Assim, ao longo desse artigo abordaremos elementos que não podem faltar na organização de um evento, e alguns tipos de eventos que podem ser realizados para que sua marca se torne mais sólidas em um mercado altamente competitivo.
Itens que não podem faltar na organização de um evento corporativo
Para que um evento corporativo seja um sucesso é necessário que haja um bom planejamento contendo tudo o que é indispensável. Essa lista será o guia que empresas de alimentação industrial, indústrias e comércios terão para que o evento seja um sucesso e atinja os objetivos estabelecidos.
Abaixo falaremos sobre alguns dos elementos que não podem faltar para que o seu evento seja um sucesso, como:
- Local;
- Alimentação;
- Divulgação;
- Equipamentos de som.
O local é uma das partes mais importantes para o seu evento, para que ele seja definido você precisa ter uma estimativa de público, para que setor será direcionado o evento e o que será apresentado na hora, com isso em mãos é possível verificar se será em um espaço pequeno ou amplo com a necessidade de locação de geradores.
O local precisa ter uma estrutura básica que supra a todas as necessidades e demandas para a execução do projeto, esses pontos básicos são, banheiros, lixeiras, salas que podem ser usadas como camarins ou como sala de suporte técnico, se há extintores de incêndios e outros componentes. Se houver, é um espaço que pode abrigar teu projeto.
O segundo ponto diz respeito aos equipamentos de som e vídeo. Equipamentos de audiovisual precisam estar perfeitos, para que todos consigam escutar e visualizar o que os palestrantes e empresários falarão e apresentarão. Sem um bom equipamento de som seu evento pode não se tornar um sucesso.
Por isso, invista em bons fornecedores audiovisuais, entregando aos participantes do evento uma experiência única, e não esqueça, dependendo da duração do evento opte pela locação de gerador para suprir a energia elétrica em casos de problemas.
E um dos itens que fazem com que eu evento tenha a repercussão correta é a boa divulgação. Uma divulgação bem estruturada, com foco no público-alvo e nas praças certas de mercado farão com que seu evento tenha a visibilidade que precisa e os objetivos sejam alcançados, como a venda de ingressos, expectativa do público, e claro, fechamento de novos negócios.
Assim, invista em diversas plataformas de divulgação, tanto na mídia virtual, como na mídia tradicional com o uso de display promocional, anúncios em jornal e outras modalidades.
Portanto, com atenção nesses tópicos é possível o desenvolvimento de um evento de grande sucesso.
Tipos de eventos corporativos
Todos esses itens que são indispensáveis para os mais diversos tipos de eventos, o que muda de um modelo para o outro é a dinâmica das apresentações e o enfoque.
Enquanto uma feira de negócios tem o intuito de gerar novos negócios de forma direta, ou seja, é um lugar para assinar contratos, um congresso tem um objetivo mais educacional, ou seja, atualizar os empresários sobre algum equipamento, serviço ou metodologia de gestão nova ou que está em atualização.
Portanto, para cada tipo de objetivo existe uma série de eventos corporativos que podem ser montados, e essa é a grande vantagem de investir nesse tipo de estratégia, ela é personalizável e atende à sua demanda de forma completa e única, e para isto basta apenas planejamento.
Desse modo, conseguimos entender que existem muitos aspectos dentro do planejamento que precisam ser levados em consideração para que tudo ocorra certo, e seguindo esses passos e alinhando a sua ideia é possível ter um evento de grande sucesso.