Casamento

10 dicas essenciais para ter um casamento perfeito!

Muitas vezes, os convidados que comparecem a um casamento não fazem ideia de todo o planejamento por trás da ocasião.

Antes de dizer o esperado “sim” e comemorar com amigos e família, os casais passam meses pesquisando locais, fornecedores, inspirações de decoração e, claro, administrando o orçamento disponível.

Portanto, não é absurdo dizer que, por trás de todo e qualquer casamento perfeito, há um planejamento meticuloso – e, não raramente, feito com a ajuda de um profissional. Confira algumas dicas a respeito disso a seguir:

  1. Planeje com antecedência

Normalmente, o casal mal pode esperar por seu grande dia, e deseja organizar a festa para uma data que seja a mais próxima possível do noivado. Contudo, é preciso levar em conta que a pressa é a inimiga da perfeição.

Nesse caso, o principal problema é que a escolha de fornecedores ficará limitada. Pode ser que igrejas e salões estejam ocupados, e que fornecedores de doces e bolos já tenham eventos na data escolhida. Deste modo, a escolha fica mais difícil.

Além disso, quanto mais curto o intervalo entre noivado e casamento, menor o período de que o casal dispõe para pagar pela festa.

Tudo, desde a aliança de casamento banhada a ouro dos sonhos, até o aluguel da igreja perfeita, terá que ser pago ao mesmo tempo, o que pode pesar no orçamento.

Portanto, o ideal é não ter pressa: normalmente, indica-se que o planejamento comece com entre 12 e 18 meses de antecedência.

  1. Tenha um foco desde o início

Do mesmo modo, é fundamental que o casal não perca tempo e não se alongue demais na tomada de decisões. Isso significa que é fundamental que ambos saibam como querem que a festa aconteça desde o início.

A boa notícia é que, com a internet, isso fica muito mais fácil. É possível encontrar bolo de casamento fotos, ideias de decoração e opções de menus com poucos cliques. O ideal é que os noivos façam esta pesquisa juntos, e listem as opções que os agradem antes de fixar a data.

  1. Conte com a ajuda de um profissional

Quem está com o orçamento da ocasião reduzido costuma economizar em tudo o que pode. Deste modo, eles tendem a escolher alianças de casamento baratas, fazer uma festa menor e até mesmo contar com a ajuda da família para fazer a comida.

Contudo, uma coisa que não deve ser cortada em hipótese alguma é a ajuda do cerimonial: é um caso de investimento que vale a pena. esses profissionais costumam conhecer todos os fornecedores da área, apontando para casal os que são de qualidade. Muitas vezes, este relacionamento rende bons descontos em itens como o bolo de casamento preço, por exemplo.

  1. Use uma planilha

Fazer uma festa de casamento dos sonhos sem gastar muito é possível, mas exige muito esforço e organização. Uma das atitudes mais básicas que devem ser tomadas é usar uma planilha, para controlar informações como:

  • O orçamento gasto;

  • O orçamento disponível;

  • O parcelamento dos pagamentos;

  • Os prazos dos fornecedores;

  • O que já foi adquirido e o que ainda falta;

  • A listagem de todos os serviços necessários.

Do mesmo modo, o cerimonial contratado pode ajudar os noivos com algumas decisões estratégicas. Por exemplo: se o bolo de casamento preço kilo estiver em conta, pode valer a pena fazer menos docinhos e servir mais bolo aos convidados.

  1. Conte com fornecedores de confiança

A máxima “o barato sai caro” quase sempre se revela verdadeira. No universo dos casamentos, isso não é exceção: por mais atrativo que o preço de um fornecedor pareça, um valor muito abaixo da média do mercado sempre significa uma entrega também abaixo da média.

Os bolos decorados para casamento são um bom exemplo disso. Muitas vezes, o valor praticado pelos confeiteiros especializados assusta os noivos, que recorrem a profissionais com preços mais em conta.

Entretanto, isso pode significar que os materiais usados serão de menos qualidade, que o decorador é menos qualificado e que haverá menos opções de tamanhos e sabores. No fim das contas, a qualidade sai prejudicada.

Por conta disso, é muito importante procurar fornecedores conhecidos pelo cerimonial, ou por casais conhecidos que já tenham feito sua celebração.

Além de evitar entregas de má qualidade, esta também é uma maneira de assegurar que elas acontecerão no prazo, evitando muito stress no grande dia.